A importância da música na prática do MOVE FLOW

24 de junho de 2020

A importância da música na prática do MOVE FLOW!

Você já parou para pensar o quanto pode ser prazeroso praticar as suas atividades físicas concentrando suas atenções ao seu corpo com o auxílio de uma playlist apropriada a cada momento da aula?

Indo em oposição ao que muitos professores acreditam ser uma distração, no método único conhecido como MOVE FLOW a música é o princípio de cada aula criada pela idealizadora Fernanda Avancini.

Uma praticante ativa de atividades físicas e ex dançarina que durante inúmeros anos buscou ministrar suas aulas com músicas, sendo, portanto, a trilha sonora fundamental para o seu método na MOVE FLOW!

Possuindo o poder de provocar sensações e com isso estimular e influenciar o desempenho dos alunos, a música na prática do MOVE FLOW tem o poder de dar o “tom” com o objetivo primário de beneficiar os movimentos.

Assim, ao observamos alunos em aulas pela manhã, por exemplo, veremos que a música é grande aliada para despertar a atenção para a energia.

Entretanto, mais do que somente embalar os exercícios e atuar como o fio condutor, a música na prática do MOVE FLOW é capaz de trazer inúmeros benefícios ao praticante da atividade física , tais como:

Elevar os níveis de prazer durante o exercício proporcionando sensação de felicidade e, consequentemente, diminuindo sensações negativas como depressão, tensão e cansaço;

  • Diminuição da percepção de dor e fadiga, de modo que o organismo passe a produzir menos quantidade de hormônios catabólicos;
  • Estímulo ao atleta para que ele vá mais longe com garra e disposição.
  • A música estimula uma melhora do ritmo dos fluidos internos presentes, em sua maioria, na Fáscia – o maior orgão sensorial do corpo

Mas afinal, como é organizada a playlist para ministrar as aulas?

Muito além de levar em conta fatores como o horário em que aulas ocorrem, o time MOVE FLOW busca escolher repertórios com base no perfil de seus alunos e objetivo das atividades a serem práticas no dia determinado. Assim, as playlists são organizadas da seguinte maneira:

As aulas são iniciadas com músicas instrumentais com o intuito de aumentar o foco e a atenção;
No meio das aulas é dado preferência às músicas conhecidas em versões acústicas para animar;
Ao final da aula a música é definida de acordo com a intenção que se deseja passar ao aluno.

Quer conferir uma playlist completa para praticar o MOVE FLOW? Clique no botão abaixo:

Veja Também

POR QUE TREINAR A FÁSCIA?

Imagine que a Fáscia Superficial é como um mel: quando cristalizado é necessário manipular para voltar ao estado mais viscoso, e quando o mel está muito líquido também, para ter sua firmeza resgatada. Porém, a forma de estimular difere nas duas situações.

Fáscia Hidratada: a importância de deslizar e alongar!

O que é o que é? Composto de fibras de colágeno, elastina e muita água? Isso mesmo, o tecido fascial; esta estrutura que permite que nosso corpo tenha flexibilidade, elasticidade e força, contanto que a fáscia esteja hidratada, permitindo, desta forma, o deslizamento entre músculos e demais estruturas!

O que é fáscia? O papel deste sistema singular em nosso organismo!

Nos estudos escolares acerca do corpo humano, entendemos que a estrutura básica do ser humano se compõe de ossos, músculos, órgãos, articulações, nervos, etc, porém, você sabia que esta “receitinha” acerca do nosso corpo é incompleta? O corpo também é formado por um sistema singular conhecido como fáscia! 

10 coisas que você precisa saber sobre a Fáscia!

Alguma vez você já ouviu falar da fáscia? Se você não é  um profissional do movimento ou um praticante ativo de exercícios físicos a probabilidade de não conhecer este tecido que reveste todo o nosso corpo é muito grande.

Os 10 pilares do treinamento MOVE FLOW

Visando o aperfeiçoamento integral do praticante em sua busca por uma vida mais plena, o MOVE FLOW reúne os princípios do seu método (música, respiração, caminhos e o flow), benefícios da fáscia e as vertentes do treinamento fascial em um total de 10 pilares listados para guiar a aplicação do MOVE FLOW.

Bola texturizada: como utilizá-la nas aulas do MOVE FLOW?

Na prática do MOVE FLOW, além de seguirmos os 4 princípios — a música, a respiração, os caminhos e o flow — contamos também com uma ferramenta essencial na sequência de exercícios: a bola texturizada MOVE FLOW! Mas você sabe o que é a bola texturizada e quais os benefícios desta ferramenta para o nosso corpo?

Conheça os 10 principais benefícios do método MOVE FLOW

Criado m setembro de 2017 pela educadora física Fernanda Avancini, o método MOVE FLOW conquistou milhares de pessoas em um curto período de menos de cinco anos; graças a uma técnica inovadora até então nunca vista e experimentada por profissionais do movimento e praticantes.