Biotensegridade e tensegridade — a poesia que equilibra o ser

17 de junho de 2020

Biotensegridade e tensegridade- a poesia que equilibra o ser!

Tensegridade foi cunhado a partir da expressão “integridade da tensão” pelo designer R. Buckminster Fuller.

Em resumo, no corpo humano os ossos são os membros de compressão, e a miofáscia o “mar” de tensão.

Sem Tensegridade desabariamos no chão!

Dos pés à cabeça, de mão a mão, de dentro para fora e de fora para dentro, o corpo está interligado pela fáscia, formando uma estrutura tridimensional do micro ao macro!

O MOVE FLOW utiliza o modelo de tensegridade durante todas as sequências do método, Porém nos seres vivos chamamos de Biotensegridade.

Biotensegridade é o equilíbrio do ser!

A origem da palavra vem de BIO = VIDA + TENSEGRIDADE = TENSÃO E COMPRESSÃO EQUILIBRADA.

O Dr. Stephen Levin é o pioneiro dessa idéia!

Ele observou que no corpo humano há tensegridade do micro ao macro! Desde a primeira célula até o que somos!

A Miofáscia (fáscia e músculo) é a nossa tensão, e os ossos são a nossa compressão!

Dessa forma, para o Dr. Levin tudo no corpo é um tipo especializado de Fáscia (inclusive os ossos) e ao trabalharmos de forma inteligente a funcionalidade do corpo alterarmos tudo o que está dentro, inclusive as células!

A Biotensegridade no MOVE FLOW

No MOVE FLOW o conceito de Biotensegridade e dos Trilhos Anatômicos são usados para proporcionar o equilíbrio mentecorpo.

Afinal, se percebermos a continuidade ininterrupta do sistema fascial, notaremos que ele é responsável por toda a comunicação das partes do corpo: ossos, articulações e órgãos.

Ou seja, um estímulo em dado local tem repercussão em todo o sistema e uma dor no joelho, por exemplo, pode ser um estímulo não necessariamente gerado no joelho, visto que tudo se interliga.

A música, as bolinhas, o tom de voz, o uso das palavras certas, a condução pelas extremidades e o flow, favorecem o ambiente necessário para movimentos funcionais e orgânicos (preceitos da Biotensegridade).

Veja Também

POR QUE TREINAR A FÁSCIA?

Imagine que a Fáscia Superficial é como um mel: quando cristalizado é necessário manipular para voltar ao estado mais viscoso, e quando o mel está muito líquido também, para ter sua firmeza resgatada. Porém, a forma de estimular difere nas duas situações.

Fáscia Hidratada: a importância de deslizar e alongar!

O que é o que é? Composto de fibras de colágeno, elastina e muita água? Isso mesmo, o tecido fascial; esta estrutura que permite que nosso corpo tenha flexibilidade, elasticidade e força, contanto que a fáscia esteja hidratada, permitindo, desta forma, o deslizamento entre músculos e demais estruturas!

O que é fáscia? O papel deste sistema singular em nosso organismo!

Nos estudos escolares acerca do corpo humano, entendemos que a estrutura básica do ser humano se compõe de ossos, músculos, órgãos, articulações, nervos, etc, porém, você sabia que esta “receitinha” acerca do nosso corpo é incompleta? O corpo também é formado por um sistema singular conhecido como fáscia! 

10 coisas que você precisa saber sobre a Fáscia!

Alguma vez você já ouviu falar da fáscia? Se você não é  um profissional do movimento ou um praticante ativo de exercícios físicos a probabilidade de não conhecer este tecido que reveste todo o nosso corpo é muito grande.

Os 10 pilares do treinamento MOVE FLOW

Visando o aperfeiçoamento integral do praticante em sua busca por uma vida mais plena, o MOVE FLOW reúne os princípios do seu método (música, respiração, caminhos e o flow), benefícios da fáscia e as vertentes do treinamento fascial em um total de 10 pilares listados para guiar a aplicação do MOVE FLOW.

A importância da música na prática do MOVE FLOW

Você já parou para pensar o quanto pode ser prazeroso praticar as suas atividades físicas concentrando suas atenções ao seu corpo com o auxílio de uma playlist apropriada a cada momento da aula?

Bola texturizada: como utilizá-la nas aulas do MOVE FLOW?

Na prática do MOVE FLOW, além de seguirmos os 4 princípios — a música, a respiração, os caminhos e o flow — contamos também com uma ferramenta essencial na sequência de exercícios: a bola texturizada MOVE FLOW! Mas você sabe o que é a bola texturizada e quais os benefícios desta ferramenta para o nosso corpo?

Conheça os 10 principais benefícios do método MOVE FLOW

Criado m setembro de 2017 pela educadora física Fernanda Avancini, o método MOVE FLOW conquistou milhares de pessoas em um curto período de menos de cinco anos; graças a uma técnica inovadora até então nunca vista e experimentada por profissionais do movimento e praticantes.