POR QUE TREINAR A FÁSCIA?

31 de janeiro de 2020

Por que treinar a fáscia?

MOVE FLOW é um método que estimula a Fáscia! Mas por que é tão crucial treiná-la?

“A fáscia é a roupa interna que carrega a nossa história e transborda no nosso mundo externo! Essa nossa roupa promove uma dança fluída e se comunica através de diversas línguas” Fernanda Avancini

Fernanda Avancini, fundadora do Move Flow

O foco inicial do método Move Flow se concentra na camada mais superficial, que é a parte mais deslizante e extremamente proprioceptiva. Composta por MEC (matriz-extracelular), células e água, essa camada é extremamente visco-elástica.

Imagine que a Fáscia Superficial é como um mel: quando cristalizado é necessário manipular para voltar ao estado mais viscoso, e quando o mel está muito líquido também, para ter sua firmeza resgatada. Porém a forma de estimular é diferente nas duas situações.

Entender esse estado auxilia a utilizar as bolinhas texturizadas para equilibrar sua tonicidade.

Ao agregar o estímulo da Fáscia na sua aula/atendimento seus resultados serão ainda melhores no treinamento ou na reabilitação.

Conhecer os aspectos e as qualidades desse tecido farão toda a diferença na sua forma de atuar.

fascia

Fáscia

BENEFÍCIOS DO TREINO DA FÁSCIA

O estímulo miofascial ajuda na prevenção de dores musculares, melhora da postura, aumento da flexibilidade e circulação sanguínea.

A miofáscia é o casamento perfeito entre: fáscia + músculo, ele transmite e distribui nossa força corporal e estabilidade dinâmica.

Na formação do MOVE FLOW você aprenderá tudo que é essencial na abordagem de Fáscia em movimento e utilizará o MOVE FLOW como método (aula inteira) ou ferramenta (partes da aula).

Quer aprender mais sobre esse universo? Participe das formações MOVE FLO

Veja Também

Fáscia Hidratada: a importância de deslizar e alongar!

O que é o que é? Composto de fibras de colágeno, elastina e muita água? Isso mesmo, o tecido fascial; esta estrutura que permite que nosso corpo tenha flexibilidade, elasticidade e força, contanto que a fáscia esteja hidratada, permitindo, desta forma, o deslizamento entre músculos e demais estruturas!

O que é fáscia? O papel deste sistema singular em nosso organismo!

Nos estudos escolares acerca do corpo humano, entendemos que a estrutura básica do ser humano se compõe de ossos, músculos, órgãos, articulações, nervos, etc, porém, você sabia que esta “receitinha” acerca do nosso corpo é incompleta? O corpo também é formado por um sistema singular conhecido como fáscia! 

10 coisas que você precisa saber sobre a Fáscia!

Alguma vez você já ouviu falar da fáscia? Se você não é  um profissional do movimento ou um praticante ativo de exercícios físicos a probabilidade de não conhecer este tecido que reveste todo o nosso corpo é muito grande.

Os 10 pilares do treinamento MOVE FLOW

Visando o aperfeiçoamento integral do praticante em sua busca por uma vida mais plena, o MOVE FLOW reúne os princípios do seu método (música, respiração, caminhos e o flow), benefícios da fáscia e as vertentes do treinamento fascial em um total de 10 pilares listados para guiar a aplicação do MOVE FLOW.

A importância da música na prática do MOVE FLOW

Você já parou para pensar o quanto pode ser prazeroso praticar as suas atividades físicas concentrando suas atenções ao seu corpo com o auxílio de uma playlist apropriada a cada momento da aula?

Bola texturizada: como utilizá-la nas aulas do MOVE FLOW?

Na prática do MOVE FLOW, além de seguirmos os 4 princípios — a música, a respiração, os caminhos e o flow — contamos também com uma ferramenta essencial na sequência de exercícios: a bola texturizada MOVE FLOW! Mas você sabe o que é a bola texturizada e quais os benefícios desta ferramenta para o nosso corpo?

Conheça os 10 principais benefícios do método MOVE FLOW

Criado m setembro de 2017 pela educadora física Fernanda Avancini, o método MOVE FLOW conquistou milhares de pessoas em um curto período de menos de cinco anos; graças a uma técnica inovadora até então nunca vista e experimentada por profissionais do movimento e praticantes.