4 princípios do Move Flow: o estímulo do sistema miofascial

19 de março de 2020

Os princípios utilizados no Move Flow proporcionam o ambiente necessário para estimular a Fáscia. A origem do método foi da experiência pessoal e profissional de Fernanda Avancini que através da descoberta do estímulo do sistema miofascial descobriu um caminho consciente e fluído para trabalhar o corpo.

Entenda um pouco sobre cada um deles:

  1. Música
  2. Respiração
  3. Os caminhos
  4. Flow
  5. Fáscia

1º Princípio: A Música

A MÚSICA é o fio condutor da aula, portanto o grande diferencial do método. Assim as playlists são pensadas do começo ao fim.

Primeiramente a aula começa com músicas instrumentais para aumentar o foco e a auto-percepção. O meio da aula são músicas conhecidas em versões acústicas. E o final é de acordo com a intenção que você quer proporcionar na saída do seu aluno, pois é isso que ele irá levar para casa ou trabalho.

2º Princípio: A Respiração

A RESPIRAÇÃO é livre de tensão e sem imposição.

Com este intuito o foco é levado para a bolinha que auxilia a expandir o nosso espaço interno: a LINHA PROFUNDA ANTERIOR. Dessa forma realizamos uma meditação ativa que permite ESTAR PRESENTE ao longo da aula.

3º Princípio: Os caminhos

Os CAMINHOS começam pelas extremidades: pés, mãos e cabeça. O objetivo é estimular os TRILHOS ANATÔMICOS e proporcionar TENSEGRIDADE ao longo dessas linhas.

Neste sentido a escolha das palavras certas, por meio de técnicas de PNL (programação neurolinguística), proporcionam uma experiência única dentro do corpo e do ser. De fato este é o diferencial dentro do método, que irá influenciar em toda a comunicação com você mesmo e com os outros.

4º Princípio: Flow

O FLOW significa fluidez, significa mover de forma fluída e contínua, sem interrupções, por meio de sequências gostosas que te levarão ao estado de flow! Por consequência traz aquela sensação de parar no tempo e estar conectado com o aqui e agora!

5º Princípio: A fáscia

Por fim a FÁSCIA é extremamente proprioceptiva e utilizar os princípios do MOVE FLOW te auxiliam a proporcionar uma sensação de bem-estar e prazer que é “sentida na pele”.

O Move Flow é um método inclusivo e pode ser integrado à outras técnicas para estimular a Fáscia e os meridianos miofasciais. Descubra como estimular o sistema miofascial através deste método inovador.

Siga o Move Flow nas redes sociais e saiba das próximas formações!

Veja Também

POR QUE TREINAR A FÁSCIA?

Imagine que a Fáscia Superficial é como um mel: quando cristalizado é necessário manipular para voltar ao estado mais viscoso, e quando o mel está muito líquido também, para ter sua firmeza resgatada. Porém, a forma de estimular difere nas duas situações.

Fáscia Hidratada: a importância de deslizar e alongar!

O que é o que é? Composto de fibras de colágeno, elastina e muita água? Isso mesmo, o tecido fascial; esta estrutura que permite que nosso corpo tenha flexibilidade, elasticidade e força, contanto que a fáscia esteja hidratada, permitindo, desta forma, o deslizamento entre músculos e demais estruturas!

O que é fáscia? O papel deste sistema singular em nosso organismo!

Nos estudos escolares acerca do corpo humano, entendemos que a estrutura básica do ser humano se compõe de ossos, músculos, órgãos, articulações, nervos, etc, porém, você sabia que esta “receitinha” acerca do nosso corpo é incompleta? O corpo também é formado por um sistema singular conhecido como fáscia! 

10 coisas que você precisa saber sobre a Fáscia!

Alguma vez você já ouviu falar da fáscia? Se você não é  um profissional do movimento ou um praticante ativo de exercícios físicos a probabilidade de não conhecer este tecido que reveste todo o nosso corpo é muito grande.

Os 10 pilares do treinamento MOVE FLOW

Visando o aperfeiçoamento integral do praticante em sua busca por uma vida mais plena, o MOVE FLOW reúne os princípios do seu método (música, respiração, caminhos e o flow), benefícios da fáscia e as vertentes do treinamento fascial em um total de 10 pilares listados para guiar a aplicação do MOVE FLOW.

A importância da música na prática do MOVE FLOW

Você já parou para pensar o quanto pode ser prazeroso praticar as suas atividades físicas concentrando suas atenções ao seu corpo com o auxílio de uma playlist apropriada a cada momento da aula?

Bola texturizada: como utilizá-la nas aulas do MOVE FLOW?

Na prática do MOVE FLOW, além de seguirmos os 4 princípios — a música, a respiração, os caminhos e o flow — contamos também com uma ferramenta essencial na sequência de exercícios: a bola texturizada MOVE FLOW! Mas você sabe o que é a bola texturizada e quais os benefícios desta ferramenta para o nosso corpo?

Conheça os 10 principais benefícios do método MOVE FLOW

Criado m setembro de 2017 pela educadora física Fernanda Avancini, o método MOVE FLOW conquistou milhares de pessoas em um curto período de menos de cinco anos; graças a uma técnica inovadora até então nunca vista e experimentada por profissionais do movimento e praticantes.