O que é fáscia? O papel deste sistema singular em nosso organismo!

O que é fáscia? O papel deste sistema singular em nosso organismo!

Nos estudos escolares acerca do corpo humano, entendemos que a estrutura básica do ser humano se compõe de ossos, músculos, órgãos, articulações, nervos, etc. Porém, você sabia que esta “receitinha” acerca do nosso corpo é incompleta? O corpo também é formado por um sistema singular conhecido como fáscia! 

Fáscia: a estrutura esquecida!

Desde 1987, Tom Myers – o originador dos trilhos anatômicos – já afirmava que a abordagem tradicional responsável por estudar os músculos como unidades isoladas criaram barreiras para o estudo, compreensão e avanço do entendimento do tecido fascial.

Entretanto, ao longo dos anos – sobretudo a partir de 2007, quando ocorreu o primeiro congresso sobre Fáscia no mundo – este tecido singular passou a ganhar maior visibilidade e notoriedade nos estudos científicos do corpo humano; Afinal, alguns estudiosos compreenderam que este sistema tem sim uma vital importância para nós!

Entendendo a definição de fáscia …

Imagine uma teia de aranha. Esta é a aparência que o tecido fascial possui!

Em resumo simples, podemos dizer que a fáscia é um tecido gigantesco e indivisível que recobre cada músculo, osso, nervo, órgão e veia do nosso corpo. Assim, tratamos aqui de um tecido que não se interrompe, mas que está presente em nós da cabeça aos pés e de mão a mão.

É esta característica de singularidade e onipresença que fazem da Fáscia um sistema tão em voga quando pensamos em tratamentos que envolvam dores musculares, lesões, etc, uma vez que a vitalidade e saúde da fáscia é fundamental para a saúde e trabalho em conjunto de todos os sistemas do corpo. 

O papel da fáscia em nosso organismo

Como compreendido, a fáscia é um tecido que envolve e interliga todas as nossas estruturas corporais. Deste modo, ela funciona como um “airbag’” que protege nossos órgãos, ossos, etc., distribuindo as forças internamente.

Ademais, a fáscia também desempenha um importante papel de apoio ao sistema musculoesquelético, onde juntos formam um sistema de integração entre fáscia, músculo, epimísio (trama fascial que envolve o músculo), tendões, ligamentos e periósteo promovendo transmissões de forças miofasciais ao longo dessa cadeia,  permitindo que realizemos as atividades mais básicas do nosso dia a dia, tal como andar, sentar, levantar, agachar, pular e correr. 

Porém isso só ocorre de forma harmônica quando há deslizamento entre as estruturas, e para isso acontecer é necessário ter hidratação na fáscia, ou seja, movimentos que facilitem este deslizamento. 

Assim, uma fáscia sem hidratação é uma fáscia sem ritmo!

Formação do tecido fascial

A Fáscia é constituída, basicamente, células, água e um tipo de gel visco-elástico, chamado de substância fundamental, onde encontramos o famoso colágeno – principal estrutura na sua composição.

 Imagine o colágeno como uma mola que proporciona elasticidade e força tensional para o seu corpo. Deste modo, é fácil compreender que este tecido em seu estado saudável tem um aspecto ondulado e relaxado, podendo deslizar e se alongar sem restrições.

Entretanto, quando sofremos traumas de caráter físico ou mesmo emocional, a fáscia tende a perder esta flexibilidade, tornando-se uma rede de tensão exagerada em pontos do nosso corpo e isso acarreta todo o sistema fascial. 

Assim, traumas em um determinado lugar podem ser sentidos em outras partes do corpo, por exemplo: uma dor no joelho pode ter consequência em lugares como o quadril! 

A fáscia conta a nossa história, afinal, este sistema onipresente é capaz de se alterar de acordo com os nossos níveis de estresse. E, por isso, praticar exercícios que trabalhem o tecido fascial é uma das melhores maneiras de eliminar dores no corpo e viver um vida com muito mais bem-estar.

Pratique o método MOVE FLOW e se encante pelo universo das “bolinhas mágicas”!

Adquira hoje mesmo as suas bolas texturizadas do MOVE FLOW e começar a praticar o MOVE FLOW em sua casa em aulas de apenas 20 minutinhos por dia para deixar a sua fáscia soltinha e feliz da vida! 

Deixe uma resposta