Já observou sua respiração hoje? Para a maioria de nós a resposta será não… Preste atenção por alguns instantes nela e observe: ela está curta, longa, leve, pesada, tranquila, apertada… Agora perceba se ela vai para a barriga, para as costelas ou se vai para o peito.
Tomar consciência de um ato inconsciente como a respiração ainda não é comum, mas deveria ser desde a infância! Isso evitaria diversos problemas de saúde!

Nos dias de hoje, onde as informações são aceleradas e todos estão correndo para “matar um leão por dia”, nos deixou sem consciência do próprio corpo e da mente. Silenciar em um mundo tão barulhento, parece assustador porém necessário!

Existem diversas técnicas que auxiliam a fazer isso: meditação, yoga, tai chi, pilates… cada uma delas com suas peculiaridades, porém focando em um único objetivo, o de trazer a atenção plena para o momento presente!

Sou professora de Pilates e quero compartilhar com vocês a minha experiência com o método. Sempre tive muita dificuldade em ensinar meus alunos a respirarem, apenas falar inspire por aqui e expire por ali, não era o suficiente… e a melhor parte era quando eu falava: relaxe! Com certeza você já fez ou faz isso também!

Mas eu ficava frustrada por não conseguir trazê-los para essa consciência da respiração. Alguns entendiam com facilidade mas a maioria não. Sempre me questionava o motivo disso.
Finalmente descobri uma ferramenta que ajudou a mudar essa história: as bolinhas mágicas! (É assim que meus alunos chamam a overball)

Eu já utilizava na minha prática como contei no texto anterior, e quando comecei a usar com os alunos foi algo transformador. Eles ficavam maravilhados ao sentir a respiração fluindo com maior facilidade, após manter o foco nas bolinhas. Uma sensação de alívio e bem-estar era imediata.

Mas como isso acontece? Pelo simples fato de ter algo para prestar atenção durante a prática da respiração!
A mente dispersa com muita facilidade, e quando temos algo tangível para focar, ela se conecta com o corpo e traz o aluno para o aqui e agora!

No MOVE FLOW a overball é usada como um facilitador o tempo todo para conscientizar a respiração, tornando a prática mais simples .
A maneira de respirar não é imposta, o aluno é convidado a explorar uma respiração profunda e aproveitar as pausas entre as respirações. Sim, nós pausamos a respiração, nem que seja 1 ou 2 segundos, e exploramos o potencial que há nessa pausa. Não existem regras como: inspirar pelo nariz e expirar pela boca, inspirar e expirar só pelo nariz… apenas respire e se movimente!

Além disso a respiração é incentivada com músicas instrumentais que facilitam o foco do aluno e adicionam um certo ritmo respiratório. A música tem o poder de criar o ambiente ideal para que o aluno se concentre!

Com certeza o MOVE FLOW é uma ótima ferramenta para quem deseja levar seu aluno para um nível de consciência plena! Uma maneira fácil, segura e eficiente de restaurar o corpo e a mente! É impressionante como o domínio da respiração muda completamente o andamento do restante da aula e também transforma a vida de muitas pessoas!

Muitos alunos relatam o quanto melhoram suas tensões e sentem mais calma e tranquilidade ao longo do dia! Isso não tem preço!
Quero compartilhar com você essa experiência!
Venha conhecer o MOVE FLOW!

EnglishPortugueseSpanish