A importância da música na prática do MOVE FLOW
A importância da música na prática do MOVE FLOW!
Você já parou para pensar o quanto pode ser prazeroso praticar as suas atividades físicas concentrando suas atenções ao seu corpo com o auxílio de uma playlist apropriada a cada momento da aula?
Indo em oposição ao que muitos professores acreditam ser uma distração, no método único conhecido como MOVE FLOW a música é o princípio de cada aula criada pela idealizadora Fernanda Avancini.
Uma praticante ativa de atividades físicas e ex dançarina que durante inúmeros anos buscou ministrar suas aulas com músicas, sendo, portanto, a trilha sonora fundamental para o seu método na MOVE FLOW!
Possuindo o poder de provocar sensações e com isso estimular e influenciar o desempenho dos alunos, a música na prática do MOVE FLOW tem o poder de dar o “tom” com o objetivo primário de beneficiar os movimentos.
Assim, ao observamos alunos em aulas pela manhã, por exemplo, veremos que a música é grande aliada para despertar a atenção para a energia.
Entretanto, mais do que somente embalar os exercícios e atuar como o fio condutor, a música na prática do MOVE FLOW é capaz de trazer inúmeros benefícios ao praticante da atividade física , tais como:
Elevar os níveis de prazer durante o exercício proporcionando sensação de felicidade e, consequentemente, diminuindo sensações negativas como depressão, tensão e cansaço;
Diminuição da percepção de dor e fadiga, de modo que o organismo passe a produzir menos quantidade de hormônios catabólicos;
Estímulo ao atleta para que ele vá mais longe com garra e disposição.
A música estimula uma melhora do ritmo dos fluidos internos presentes, em sua maioria, na Fáscia – o maior orgão sensorial do corpo
Mas afinal, como é organizada a playlist para ministrar as aulas?
Muito além de levar em conta fatores como o horário em que aulas ocorrem, o time MOVE FLOW busca escolher repertórios com base no perfil de seus alunos e objetivo das atividades a serem práticas no dia determinado. Assim, as playlists são organizadas da seguinte maneira:
- As aulas são iniciadas com músicas instrumentais com o intuito de aumentar o foco e a atenção;
- No meio das aulas é dado preferência às músicas conhecidas em versões acústicas para animar;
- Ao final da aula a música é definida de acordo com a intenção que se deseja passar ao aluno.