Move Flow e Câncer de Mama

Move Flow e Câncer de Mama

Por Gisele Essy
Fisioterapeuta e Embaixadora Move Flow

 

Mulher, gostaria de trazer uma reflexão importante à nossa saúde, pois independente da idade que tenhamos hoje, em algum momento chegaremos a maturidade. E a saúde e bem-estar que anelamos na maturidade, deve começar a ser construída hoje.

Porém, que estratégias usarmos, na correria do dia, para nos priorizar, para fazermos melhores escolhas, para termos melhores hábitos e para não negligenciarmos os nossos exames de rotina!?

Sim! Muitas mulheres alegam não ter tempo nem para os seus exames de rotina. E como hoje vamos falar de Move Flow e câncer, nos abrirmos para uma nova lente de mundo, uma lente de ação preventiva será um passo importante!

Câncer de Mama – Cenário atual

Segundo as constatações do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2024 o câncer de mama tem tudo para continuar como o tipo de câncer mais incidente entre as mulheres do Brasil. Trata-se de uma doença rara em mulheres jovens. Sua incidência aumenta com a idade e a maior parte dos casos ocorre a partir dos 50 anos.

O câncer de mama é um dos desafios no cenário atual de envelhecimento populacional e enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, excetuando-se os tumores de pele não melanoma, e também o que mais mata.

Qualidade de Vida

Frente ao diagnóstico de câncer de mama, a mulher vive momentos de imensa angústia, sofrimento e ansiedade ao associá-lo com a  morte. Porém, saibam que com o avanço das pesquisas e tratamentos, este, em geral, não se torna o destino do diagnóstico.

Independente do tipo de câncer e do tipo de tratamento elegido sabemos que o mesmo apresenta grande influência negativa na qualidade de vida dessas mulheres. Isso porque a doença afeta todas as áreas da vida da mulher devido às mudanças e/ou perdas a nível físico, mental, emocional, relacional, laboral, social e etc.

É realmente um momento muito delicado na vida da mulher onde ela precisa de um bom suporte familiar, espiritual e também de bons profissionais, dando-lhe suporte de qualidade. Afinal, pesquisas já demonstraram que estes três são aspectos triviais para vencer esta situação.

A relação entre sistema fascial e câncer

A fáscia é o maior sistema do corpo, ela é um tecido conjuntivo fibroso parecido com uma teia que une, envolve, conecta e preenche todos os sistemas e espaços do nosso corpo.

Para entender a sua composição, imagine um caldeirão composto por células e MEC (matriz extracelular). Seus ingredientes estão presentes em todas as estruturas do corpo mudando apenas a quantidade de cada ingrediente em cada estrutura (mais líquido, mais denso e etc).

O hyaluronan é um componente importante da MEC que desempenha um papel importante na regulação da lesão, na reparação dos tecidos e no controle dos resultados da doença. Sua função depende do seu tamanho, localização e interação com os parceiros de ligação.(Pratti)

Trata-se de uma proteína que está intimamente relacionada à viscosidade e ao deslizamento da fáscia. Foi observado, em pesquisas laboratoriais, que a fáscia muscular, dado algumas circunstâncias, pode ser mais ou menos eficiente em atuar como barreira e contenção do tumor, dependendo de suas características biológicas e físicas de acordo com o sítio anatômico.

Curiosamente, o hyaluronan pode ter peso molecular diferente com funções diferentes que afetam o crescimento e a progressão do tumor quando está composto por moléculas grandes (HA2) cumprindo um papel inibidor (encapsula agentes para que não se reproduzam), mas quando as moléculas estão muito pequenas (HA1; HA3) não conseguem encapsular tais agentes, passam a melhorar sua vascularização e facilitar a invasão de tecidos circundantes. (stecco)

As pesquisas com o hyaluronan têm crescido exponencialmente em uma ampla gama de campos biológicos e médicos, pois cada vez mais se percebe como alvo terapêutico num futuro próximo.

Impacto do câncer na fáscia

Hoje em dia já se sabe que na presença de neoplasma existe grande quantidade de citocinas, presentes em processos inflamatórios. Caso o processo inflamatório se torne crônico, o meio torna-se mais ácido e a fáscia mais viscosa, enrijecida, diminuindo a transmissão de força, a troca de informações e o deslizamento.

A inflamação e a fibrose são contribuintes bem reconhecidos para o câncer, e a rigidez do tecido conjuntivo está a emergir como um fator determinante no crescimento do tumor.

Hoje em dia sabe-se que exercícios integrativos e suaves além de atenuar os sintomas e melhorar a qualidade de vida, reduzem a rigidez do tecido e a melhora da mobilidade, e por reduzirem a inflamação e a fibrose do tecido conjuntivo, podem ter efeitos benéficos diretos na disseminação e metástase do câncer (Langevin)

Além disso, aproximadamente 45% dos casos de câncer estão associados a fatores de risco evitáveis e, como as pesquisas têm demonstrado mecanismos moleculares específicos que modificam a fisiologia humana, o conhecimento mais refinado destes mecanismo vem enfatizando a importância de esforços para a prevenção primária do câncer através da mitigação de fatores de risco modificáveis e melhorar a prevenção secundária através do conhecimento detalhado da patobiologia neoplásica precoce. (Golemis)

O Coadjuvante especial

Em meio a um grande estresse, tensão, dor, cansaço, medos e aflição pode existir uma chave inovadora e segura para que a mulher madura possa passar por esta doença com mais acolhimento e conforto; e essa chave é através do treinamento neuromiofascial com o Move Flow.

Um método inovador de movimento que estimula a hidratação, fluidez, tônus e deslizamento da fáscia reduzindo a rigidez corporal e melhorando a transmissão de força e a troca de informações entre os sistemas corporais .

O Move Flow treina a fáscia através da música, fala assertiva, aromas, respiração livre de tensões, integridade corporal, movimentos fluidos e presença, criando um ambiente sensorial que permite a mulher ter alívio dos incômodos físicos decorrentes dos tratamentos e conforto mental por perceber-se e sentir-se com mais aconchego, integridade ao estimular o maior órgão sensorial do corpo.

Tanto para tratamento cirúrgico ou não o ideal é iniciar com o treino fascial desde a descoberta do diagnóstico com profissional certificado Move Flow. Se o tratamento for não cirúrgico a prática do Move Flow vai:

  • regularizar o sistema nervoso (reduzir o estresse físico, mental e emocional);
  • melhorar a respiração;
  • ampliar da disposição corporal;
  • auxiliar na redução das dores;
  • melhorar a mobilidade e autoestima pela conexão consigo e com suas sensações e história;
  • permitir melhor fluxo interno reduzindo o inchaço, a ansiedade, e etc.

Já em tratamentos cirúrgicos, o Move Flow é uma chave para preparar o corpo para uma melhor recuperação pós-cirúrgica e retorno da autoestima, bem-estar e funcionalidade em menor tempo.

Isso porque, além dos benefícios acima mencionados, o treinamento fascial pré-cirúrgico ajudará a prevenir complicações pós-cirúrgicas (como aderências, limitações de movimento, fraqueza muscular, alterações de sensibilidade, cordão axilar, linfedema, e etc).

Um relato emocionante – Ivete

Um exemplo da potência do método após cirurgia é o caso da Ivete, ela fez cirurgia onde a mama foi preservada e foi feito o esvaziamento axilar e 15 sessões de radioterapia. Estava sentindo muita dor na cervical e no braço quando eu a convidei para uma prática de Move Flow ao ar livre.

De imediato, durante e após a prática de Move Flow, ela sentiu um verdadeiro alívio nas dores do braço e cervical, e percebeu a normalização do excesso de tensão nos ombros e pescoço que a acompanhavam desde o inicio da radioterapia, e uma sensação de bem-estar que a preenchia ao final da prática.

 Deste dia em diante, adquiriu as bolinhas Move Flow e elas se tornaram suas companheiras em casa e quando viaja. E este é um relato lindo pois esse resultado foi conquistado em apenas 30 minutos de aula aberta ao público geral.

E com as orientações que passei neste dia, para fazer no conforto de casa, ela  resgatou a mobilidade do seu braço e resolveu a dormência que as vezes aparecia ao longo do dia.

Maria – O alívio proporcionado pelo Move Flow

Outras mulheres, fizeram comigo aulas de Move Flow semanal desde o pré operatório e é incrível a recuperação do complexo corpo-mente-emoção, como é o caso da Maria:

“Move Flow foi uma surpresa para mim. Retirei uma mama, e as bolinhas foram minhas companheiras antes e após cirurgia. Elas aliviaram minhas dores, melhoraram meus movimentos e me auxiliaram a controlar a ansiedade. Sempre que viajo uma delas vai comigo. Fazem parte da minha vida. São exercícios leves, tranquilos, mas que fazem toda diferença na nossa vida. Aqui em casa meus filhos se referem as bolinhas do Move Flow como minhas naninhas. Quem ainda não teve oportunidade de conhecer Move Flow tem que experimentar, é transformador!”.

Ana – Move Flow após a mastectomia

Eis o depoimento da Ana, que fez mastectomia e reconstrução mamária:

 “Gi, o Move Flow me surpreendeu demais! Me senti preparada e confiante para a cirurgia, tive uma recuperação elogiada pelo médico e no processo de usar o expansor, eu não senti muitos desconfortos o que tornou o processo mais leve, foi incrível!”

Nós da Comunidade Move Flow costumamos dizer que o movimento é o melhor hidratante corporal que existe! Mover-se com Move Flow é conquistar a autonomia e a gestão corpo-mente, pois além de  nos impedir de “grudar”, ou seja, ter um sistema fascial muito viscoso, “grudado”, e de ficar fadigada e dolorida, ele nos trás conforto, tônus, mobilidade, disposição, vigor e alegria.

Escolher o Move Flow como método de autocuidado e prevenção é transformador. Ser praticante Move Flow é uma chave para a saúde, bem estar e qualidade de vida da mulher. Se você conhece alguma mulher com câncer de mama compartilhe essa oportunidade.

E se você conhece alguém que já passou por esse processo há muitos anos, envie para ela também! A fáscia guarda toda a nossa história. E mesmo que o tratamento já tenha ocorrido há anos atrás, treinar fáscia hoje trará muitos benefícios para o corpo-mente com esse “capítulo” na vida.