SETEMBRO FLOW – Autocuidado para cuidar melhor

Autocuidado para cuidar melhor

Por Fernanda Avancini

A essência do método Move Flow é “Se faz sentir, faz sentido” e ele foi desenvolvido a partir da minha experiência pessoal de uma profissional da saúde e do movimento que por vezes negligenciou a própria saúde para cuidar do outro, além de ultrapassar limites visando só estética.

Por muitos anos eu treinei meu corpo sem sentir de verdade o que ele precisava, era apenas um check na minha lista de tarefas e vivia com muitas dores que chegavam a me limitar de seguir nos treinos.

O Pilates foi o primeiro método que pratiquei que me trouxe uma possibilidade de autocuidado diário. Sempre gostei muito da ideia de ter autonomia com o Mat e de poder praticar em qualquer lugar, mas ainda sim eu, por vezes, me machucava por não escutar meu corpo.

Foi somente com o treinamento da fáscia, em 2013, que tudo mudou, eu comecei a sentir e a respeitar meu corpo de uma forma completamente diferente e o método só surgiu porque esse olhar me encantou, e não foi pela teoria, foi pela prática.

Desde então nunca mais parei de aprofundar na minha prática pessoal, na aplicação e nos estudos.

Mesmo após conhecer a fáscia, houve fases onde foquei mais na prática, outras em que me dediquei mais aos estudos e fases que equilibrei a prática e o estudo, principalmente quando eu priorizava o autocuidar antes de estudar, o que tornava minhas aulas muito melhores!

Em 23 de setembro de 2017 aconteceu a primeira formação e consideramos que essa é a data de aniversário oficial do método.

Por esse motivo, setembro é sempre um mês de celebrar e, coincidentemente, (só me dei conta esse ano) é o período de troca de estação onde saímos do inverno para iniciar a primavera, ou seja, saímos do casulo para despertar e florir.

Há 3 anos, comemoramos esse marco na conferência anual de formados Despertar Move Flow, uma oportunidade de sair do automático e permitir-se sentir de forma mais profunda o método. Nesse ano será um convite para uma nova era Move Flow.

Porém, dessa vez queremos algo maior para celebrar e transformar mais pessoas, formados, interessados, curiosos e praticantes, queremos criar um movimento onde vamos sentir mais e racionalizar menos.

Diariamente recebemos relatos de profissionais da saúde e do movimento que não se priorizam e estão cada vez mais desconectados de si, operando no automático.

O que mais me entristece é quando até mesmo profissionais formados relatam isso, pois mesmo vivenciando a formação eles paralisam, relatando que precisam estudar mais para aplicar e acabam colocando mais um curso na gaveta.

Nesses casos sempre orientamos: se você tiver que priorizar estudar teoria ou praticar, pratique Move Flow, pois é isso que trará foco, energia e disposição para estudar a teoria melhor.

O grande propósito do método é impactar vidas transformando o dolorido em colorido e o que está sem vitalidade em vigor. Estudar, aprofundar e embasar é fundamental, mas do que adianta saber teoria se ela não é sentida na prática?

Todos os métodos de movimento que deixaram um legado na história foram, através da prática, do viver no presente e sentir para fazer sentido. Move Flow é mover fluído, é mover presente, é sentir para fazer sentido!

Por esse motivo, nosso convite em setembro é vivenciar o método, na prática, estar presente e priorizar o autocuidado 1% todo dia.

Sabemos que sozinho muitas vezes é um desafio, por isso teremos práticas diárias no nosso SETEMBRO FLOW, um movimento que te ajudará a criar o hábito de se autocuidar com o método Move Flow.

Serão aulas ao vivo e gravadas, conteúdos sobre a essência do método e seu propósito em propagar seus benefícios para que milhares de pessoas possam praticar com apenas uma bolinha e alguns minutos diários.

 

Confira o cronograma:

  • 01/09 às 9h – aula prática inaugural ao vivo;
  • Toda segunda, quarta e sexta de setembro às 12h, aulas práticas de 20 minutos ao vivo no Instagram @move.flow;
  • Toda terça e quinta às 12h e todo sábado e domingo às 9h, sequências práticas gravadas de 5 a 10 minutos;
  • Todos os dias informações importantes sobre o método e sua verdadeira essência;

 

Gostou do movimento? Quer fazer parte dele mais de perto? Acompanhe o nosso Instagram @move.flow.