Trilhos anatômicos: conheça a teia que percorre nosso corpo
Trilhos Anatômicos, Meridianos Miofasciais ou Continuidades Miofasciais. Você já ouviu falar sobre esses 3 termos? Na verdade todos significam a mesma coisa e eles são extremamente importantes para você praticar o MOVE FLOW!
A origem do termo
Thomas Myers desenvolveu o conceito dos Trilhos Anatômicos para esquematizar as continuidades miofasciais (fáscia e músculos), que ele encontrou junto com seus estudantes, enquanto dissecava cadáveres no Instituto de Ida Rolf na década de 90.
Por sua vez ele incentivava seus alunos a encontrarem transmissão de força miofascial, sem interrupções nessas linhas, e logo havia um mapa corporal de 12 meridianos miofasciais, que chamou de Trilhos Anatômicos!
Em suma, Tom propagou o conceito de Fáscia!
Graças a sua ousadia e marketing americano, mostrou ao mundo todo que a Fáscia é algo que não pode ser mais negligenciado. Demonstrando através de sua abordagem integrativa do movimento e da medicina que conceito deveria ser empregado à chamada medicina do espaço.
Biotensegridade e Trilhos Anatômicos
Por meio da Biotensegridade somos únicos do micro ao macro e não há vazio no corpo, tudo é inter-ligado e inter-dependente. Em síntese, este conceito provém do Design em que Tensegridade mantêm a integridade de estruturas combinando tensão e compressão.
Por sua vez a biotensegridade, diz respeito a tensegridade do corpo humano, sendo os ossos os membros de compressão e a miofáscia como o mar de tensão.
Os trilhos anatômicos, segundo Tom, devem estar fascialmente conectados. Decerto falar que tudo está ligado a tudo torna o tema simplista ao extremo, e a verdade é que somos seres complexos e em constante mudança!
A cada dia as pesquisas apontam para novas descobertas e isso jamais acabará. Pois nós evoluiremos e iremos encontrar sempre novas descobertas, respostas e questionamentos!
Porém, começar o entendimento desse complexo por meio dos Trilhos é algo de muita utilidade para dar um norte inicial para os marinheiros de primeira viagem na teia fascial!
Move Flow e Trilhos Anatômicos
Por esse motivo, o MOVE FLOW utiliza esse conceito para guiar as sequências do método e te ensinar os primeiros passos nesse universo fascinante da Fáscia!
Por hora, desconhecemos algo mais prático e funcional que os Trilhos Anatômicos! E a premissa do MOVE FLOW é facilitar o entendimento desse universo!
Quer entender mais desse conceito no movimento? Faça parte da comunidade MOVE FLOW EM CASA. Cadastre-se gratuitamente para ter acesso a aulas exclusivas para fazer no conforto do seu lar em todos os dias da semana!