Move Flow e as Mulheres Multitarefas

Mulheres-multitarefas

Por Bruna Grandini
Educadora Física e Embaixadora Move Flow

Começo este artigo fazendo uma pergunta básica, para você, mulher: você já parou para contar quantas tarefas você desempenha dentro do seu dia? Multitarefa significa: aquela capaz de realizar duas ou mais tarefas de forma simultânea e com eficácia.

Sim, nós mulheres desempenhamos ao menos três tarefas ao mesmo tempo e muitas outras dentro de um dia: cuidados com a casa, trabalho, cuidado com filhos, cônjuge, resolver situações burocráticas do dia-a-dia como pagar contas, ir ao banco, mercado, correios etc.

E não é segredo para ninguém que enquanto resolvemos algo, estamos pensando em outras coisas que temos para fazer. A pergunta que não quer calar: “dentro de tantas coisas para fazer, resolver, pensar, será que sobrou tempo para cuidar da mulher que existe antes de todas essas tarefas?”

Mulheres multitarefas e o autocuidado

Somos cobradas pela sociedade em sermos a mulher “polvo”, como se fosse algo natural para nós cuidarmos do outro e dar conta de tudo. Desde pequenas, somos ensinadas dessa forma e, mesmo atualmente, não deixamos de presentear as meninas com bonecas, panelinhas, cozinhas e casinhas. É como se essa responsabilidade fosse exclusivamente da mulher e crescemos com essa crença enraizada em nós.

Uma pesquisa publicada no American Sociological Review, feita com 368 mães e 241 pais, todos com empregos fora de casa, concluiu que as mães trabalham 10 horas a mais por semana do que os pais em tarefas realizadas simultaneamente, como, por exemplo, cuidar das crianças enquanto preparam o jantar e lavam a louça.

Portanto isso leva as mulheres a serem mais estressadas do que os homens e terem a saúde mental mais comprometida.

Além de todas as tarefas pelas quais somos cobradas, direta ou indiretamente, a realizar, existem cobranças sobre aparência, envelhecimento, sermos mães, esposas perfeitas, ignorando totalmente a verdadeira essência e necessidade daquela mulher como ser humano.

Antes de qualquer coisa, a saúde da mulher é fundamental para conseguir realizar suas tarefas e cuidar do outro, e esse autocuidado é o primeiro a ser deixado para depois. A mulher vai se colocando em último lugar na sua lista de prioridades.

Trazer essa consciência de autocuidado é algo urgente. As mulheres precisam estar saudáveis fisicamente e mentalmente. Trabalhar a autoestima, o autoconhecimento para que consiga perceber o momento de falar “não” e evitar essa sobrecarga física e mental, o famoso “carregar o mundo nas costas”.

O Move Flow na promoção do autocuidado

Uma das formas de autocuidado mais eficazes para trabalhar saúde física e mental, sem sombra de dúvida, é incluir exercícios físicos na rotina. Muitas mulheres, por não terem tempo, acabam desistindo de achar uma atividade física que se edeque ao seu estilo de vida.

O Move Flow pode ser a peça-chave para se encaixar na rotina dessas mulheres multitarefas, pois com apenas 10 minutos conseguimos nos cuidar, seja para iniciar o dia bem, com disposição e energia, ou finalizar, para desacelerar o corpo e os pensamentos, e melhorar a qualidade do sono.

Com o Move Flow é possível nos conectar conosco, com nosso corpo e mente. É um caminho lindo de autoconhecimento e cura fisíca e emocional. Os 4 princípios do método nos ajudam nessa autopercepção tão necessária na vida de uma mulher multitarefa:

  • O princípio da RESPIRAÇÃO nos traz para o momento presente, ajuda na autoregulação do nosso corpo contribuindo para reduzir o stress e a ansiedade. Uma respiração eficiente também colabora para a redução de muitas dores corporais, como a dor lombar;
  • A MÚSICA, outro princípio super importante dentro do Move Flow, define como vai ficar seu estado de espiríto. As músicas mais calmas nos fazem entrar em contato com nossas emoções mais profundas e trazer um novo significado para o que estava estagnado, causando algum tipo de crença negativa. As músicas mais alegres trazem energia, vibração, prontidão e são ótimas para iniciar o dia, principalmente aqueles que vão ser mega corridos;
  • O princípio dos CAMINHOS nos mostra a integração do corpo de dentro para fora e de fora pra dentro. O corpo é o resultado de como está nossa mente e nossos comportamentos, raramente uma mulher multitarefas, estressada, cansada, ansiosa está conectada à ela mesma. Esse princípio mostra o quanto podemos estar desconectados de nós mesmas e precisando nos conectar mais. Aprender esse caminho é um processo. Tenha paciência, o corpo está tão habituado a viver no piloto automático que no início pode ser muito desafiador achar essa comunicação de você com você mesma. Apenas continue!
  • Quando a consciência da importância do autocuidado acontece, quando seu corpo e mente entendem a verdadeira conexão, entramos em estado de FLOW, o quarto e último princípio. Esse estado é responsável pela regulação do sistema autônomo. Quanto mais chegarmos a esse estado, mais nosso corpo sente a necessidade de praticar a atividade que o leva a alcançá-lo, e assim o exercício físico vai virando um hábito, pois deixa de ser uma obrigação e se torna algo prazeroso e de muito bem estar.

O Move Flow é um método que veio para revolucionar o autocuidado. Com sequências simples, eficazes e rápidas é possível se manter ativa e saudável em qualquer lugar que você estiver. Pode ser feito em casa, em estúdios, em viagens, no trabalho etc. Basta ter uma bolinha junto com você.

Mulher lembre-se: na sua agenda, você precisa ocupar o primeiro lugar. Se priorize, pois, ninguém neste mundo importa mais do que você e sua saúde. Pratique Move Flow e tenha uma vida mais leve e feliz!!!