A Importância dos Pés no Move Flow

A Importância dos Pés no Move Flow

Por Sandra Carvalho
Fisioterapeuta, Instrutora de Pilates e Embaixadora Move Flow

Você já sentiu dores nos pés tão intensas que nem conseguia pisar ou ficar em pé direito por muito tempo?

A sensação do contato dos pés com uma superfície rígida pode ser uma experiência desagradável, especialmente se você tiver alguma patologia como esporão de calcâneo, fasceíte plantar ou neuroma de Morton.

Nossos pés são nossa base, responsáveis por nossa sustentação e locomoção diária e, por isso, sujeitos a muitos desafios que podem trazer prejuízos à nossa qualidade de vida.

Permanecer em pé ou sentado por longos períodos, usar calçados inadequados, caminhar ou correr em terrenos irregulares podem causar entorses, edemas, fraturas ou outras lesões que contribuem para dores e inflamações. Algumas doenças crônicas e deformidades ósseas também são outras causas destes desconfortos.

Pesquisas revelam que cerca de 70% da população mundial já sofreu ou sofre com dores nos pés, sendo a incidência maior em mulheres. De acordo com a American Podiatric Medical Association, cerca de 75% dos americanos experimentarão problemas nos pés em algum momento de suas vidas.

Segundo a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos de Pé e Tornozelo, a fasceíte plantar afeta aproximadamente 2 milhões de pessoas a cada ano nos Estados Unidos.

Como o Brasil é um país onde as pessoas passam muito tempo em pé, em atividades como comércio e indústria, além da cultura de prática de esportes e atividades ao ar livre, o que aumenta a propensão de lesões, a incidência de dores nos pés pode ser ainda maior.

 

O Move Flow na Reabilitação dos Pés

Trazer alívio para os pés sem precisar fazer pressão ou contato que provoquem sensações desagradáveis, ou algum quadro doloroso, é possível através de sequências simples e assertivas com o método Move Flow. Mas como isto acontece?

O Move Flow utiliza o raciocínio dos Trilhos Anatômicos de Thomas Myers como base do método, sendo uma abordagem integrativa do movimento. Sob este olhar, entende-se que problemas dolorosos de uma determinada área do corpo podem estar ligados a uma área silenciosa. Assim, é possível tratar uma região à distância.

Pelos nossos pés passam os principais trilhos anatômicos, que são linhas ou continuidades de músculos e fáscia que envolvem todo o nosso corpo.

Conhecer em detalhes estas continuidades miofasciais torna o tratamento com Move Flow assertivo e rápido, observando-se mudanças corporais instantaneamente e trazendo mais alívio de dores e tensões indesejadas, alongamento e tônus muscular. E com isso, melhora na organização corporal, marcha e equilíbrio.

Não sofra mais com seus pés. Cuide deles com carinho, eles organizam o seu corpo! Faça Move Flow com um profissional especializado e viva melhor, com felicidade, harmonia e bem-estar.

 Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre o universo fascinante da fáscia e a importância de estimulá-la? Confira outros artigos aqui no nosso blog e também siga o Move Flow nas redes sociais.