Como o Treino da Fáscia Aumenta a Autonomia dos Idosos?

Como o Treino da Fáscia Aumenta a Autonomia dos Idosos?

Por Juliana Muniz
Fisioterapeuta e Embaixadora Move Flow

A fáscia desempenha um papel crucial na mobilidade e suporte estrutural. Em idosos, manter a fáscia saudável torna-se ainda mais relevante, pois influência a flexibilidade e a amplitude de movimentos.

Os impactos do envelhecimento na fáscia

Com o processo natural do envelhecimento os sinais de inflamação no corpo se tornam mais presentes, o que aumenta o pH e consequentemente eleva a viscosidade da fáscia deixando-a mais rígida. Na prática observamos uma redução da flexibilidade/mobilidade.

Com o envelhecimento a propriocepção (que é a noção do seu corpo no espaço) tende a diminuir e isso contribui de forma significativa para a redução da percepção do próprio contorno corporal e do equilíbrio. Por isso é tão comum o histórico de quedas nessa faixa etária.

Neste sentido, é extremamente importante que uma prática voltada para o público idoso traga segurança e confiança. E é justamente o que o Move Flow oferece

Move Flow na terceira idade

O Move Flow nesse caso vêm se destacando como uma excelente prática de movimento para esse público, pois engloba flexibilidade e tônus em um ambiente seguro. As sequências de movimento são simples e enfatiza-se a transição suave entre diferentes posições e movimentos.

A prática regular de Move Flow contribui de forma direta para melhoria da propriocepção. A utilização de bolas texturizadas, macias, de diferentes tamanhos e densidades, estimulam receptores na fáscia que realmente informam ao cérebro como este corpo está.

Além disso, as bolinhas também ajudam a manter a fáscia na sua viscosidade ideal, o que garante um bom deslizamento entre as estruturas do corpo (músculos, tendões, ligamentos, vasos, nervos, etc.) e ajuda os idosos na prevenção da rigidez associada ao envelhecimento.

Provavelmente, um idoso que percebe melhor o próprio corpo e resgata a sua flexibilidade também observa uma melhoria no equilíbrio.

Além disso a flexibilidade não se limita apenas ao corpo, também implica nadaptabilidade mental, permitindo aos idosos enfrentar desafios com mais resiliência, contribuindo assim para um envelhecimento mais pleno e ativo.

Estimular as qualidades da fáscia é uma peça importante na promoção da qualidade de vida em idosos e é isso que o Move Flow oferece.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre o universo fascinante da fáscia e a importância de estimulá-la? Confira outros artigos aqui no nosso blog e também siga o Move Flow nas redes sociais.