De que forma o Move Flow trará benefícios para uma pessoa que sofre de Ansiedade?

por Embaixadora Tina Jonas

O Move Flow é um excelente aliado para os que sofrem com ansiedade, sabia disso? Esse é o tema do artigo de hoje, onde falarei sobre como o Move Flow contribui para o tratamento de uma pessoa que sofre com ansiedade.

Ansiedade, o mal do século

Segundo as estimativas da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), o número de pessoas que sofrem com transtornos de ansiedade ultrapassa os 58 milhões a nível global.

Apesar do índice elevado de casos, fatores como a falta de acesso a serviços especializados e a hesitação para buscar ajuda tendem a agravar a situação. Durante a pandemia, por exemplo, os casos aumentaram 25%.

Por isso, conhecer os sintomas, buscar acompanhamento médico e identificar as causas do problema são os primeiros passos para o controle da doença.

O que é ansiedade?

Agora vamos entender o que é a ansiedade. No dicionário está denominado como: grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia. A ANSIEDADE é uma reação natural do corpo relacionada à preocupação e ao medo.

Ela pode se tornar uma condição psicológica quando torna-se um excesso e passa a atrapalhar as atividades rotineiras. Com isso, pode-se desencadear um transtorno que leva às crises com sintomas mentais e físicos.

Nesses casos, a reação passa a ter um impacto negativo na vida e no bem-estar da pessoa. Quais os sintomas de uma pessoa que sofre com esse transtorno?

  • inquietação constante;
  • batimentos cardíacos acelerados;
  • alterações no sono;
  • transtornos alimentares;
  • tensão muscular;
  • excesso de preocupações;
  • medos irracionais;
  • mudanças de humor
  • pensamentos obsessivos;
  • dificuldade de concentração;
  • nervosismo constante;
  • dificuldade de socialização;
  • sensação de desconexão consigo mesmo; dentre outros.

A minha relação com a ansiedade

Eu sempre me considerei uma pessoa ANSIOSA, mas como sempre cuidei dela aliando a psicoterapia e um auto conhecimento através de práticas de movimento, o meu transtorno nunca chegou a perder o controle e atrapalhar o meu dia a dia.

É aí que o Move Flow entra: o método irá auxiliar no controle de alguns desses sintomas favorecendo assim, a uma melhor qualidade de vida e evitando que o pico da doença chegue.

Mas de que forma o método atua? Primeiramente, por ser um método simples, acessível a todos. Por ele contar com a presença da bolinha texturizada como foco de atenção para a respiração, isso já favorece a melhora da CONCENTRAÇÃO.

Junto a isso vem a RESPIRAÇÃO, como ela é poderosa! Inspirar e expirar corretamente acalma e é um antídoto contra o estresse e a ansiedade. Outro ponto importante é o AMBIENTE SENSORIAL. Ah, esse é fundamental!

A música, as essências, favorecem para transcender o indivíduo a uma outra atmosfera, a uma outra dimensão e contribuindo para um mergulho no auto-conhecimento. Não podemos deixar de mencionar também o MOVIMENTO CORPORAL.

É através dele que beneficiamos o sistema circulatório, contribuindo para uma maior produção de endorfina e contribuindo para os níveis de serotonina e noradrenalina, substâncias envolvidas na ansiedade.

E a FÁSCIA onde entra aí? Sendo ela o maior órgão sensorial que temos no nosso corpo, ela se auto-regulará beneficiando todo o sistema na sua integralidade.

Tenho alguns casos de alunos que tomavam medicamentos para ansiedade antes de iniciar a prática do Move Flow e simplesmente pararam. Se dizem curados da doença ou simplesmente estagnados de uma evolução.

Pra mim, o Move Flow é vida! É o equilíbrio perfeito entre auto-cuidado e auto-conhecimento.